A Latin American Crystallographic Association (LACA) e seu status atual como associado regional da IUCR

O texto abaixo foi extraído de um dos documentos apresentados ao Comitê Executivo da União Internacional de Cristalografia, solicitando que a recém-criada Associação Latino Americana Crystallographic (LACA) ser aceito como Regional Adjunto da IUCr. A petição foi aceita e aprovada pela Assembléia Geral do Congresso IUCr XXIII, em Montreal, no Canadá, em 2014.

Em uma reunião muito bem sucedida em Córdoba, Argentina, a formação da Associação Latino-americana Crystallographic foi aprovado pelos cristalógrafos dos países latino-americanos presentes para a ocasião, com mais de 150 participantes.

Para reunir todos os grupos cristalográficas já consolidados na região era um objetivo antigo para cristalógrafos latino-americanos. Os países do Norte, Central e Sul-americanos, historicamente vinculados pela Luso / herança hispânica e linguagem, têm constantemente feitos esforços para trabalhar juntos promover o avanço da ciência e da educação em todos os países.

Durante o século passado, cristalógrafos importantes e renomados da Espanha e Portugal originalmente visitou os países latino-americanos e compartilharam conosco seus conhecimentos e esforços para criar o Ibero-American Crystallographic Group. Durante a segunda metade da década de 1900, os cientistas muito famosos da França, Suíça, Inglaterra e outros países europeus chegaram à América do Sul e foram mentores para os nossos cristalógrafos pioneiros (estudantes e pesquisadores), utilizando técnicas de difração de raios-X em química, física e áreas afins .